Grupo Caminhar

Núcleo de Apoio a pessoas com necessidades especiais.
Entidade sem fins lucrativos.
Rua: Dr Quirino 721, Campinas-SP -
CNPJ: 07.662.431/0001-62
Grupo Caminhar - O que fazemos


Inclusão Social

  "Com trabalho e emprego a inclusão social é possivel", por isso oferecemos aos nossos pacientes, através da Sorri, cursos, palestras e aconselhamentoque capacitam para colocação no mercado de trabalho, dentro do PROJETO EMPRESA, que visa a sensibilização, avaliação de acessibilidade, levantamento dos postos de trabalho, assessoria no recrutamento, seleção e contratação de pessoas com deficiência, suporte às chefias e aconselhamento técnico as funcionário colocado. Além do projeto empresa oferecemos o PROJETO ARTE E CIDADANIA com atividades sócio educativas e expressão artística que contribuem para a formação e inclusão social do indivíduo, PROJETO COMUNIDADE ABERTA com cursos, palestras, estágios, orientação e sensibilização para empresas e profissionais em parceria com a comunidade, desmistificam a deficiência e enriquecem a relação de diversidade e PROGRAMA ARTE E CIDADANIA que desenvolve atividades com jovens e adultos com deficiência para o desenvolvimento de suas habilidades e enriquecimento das relações sociais, fortalecendo a importância do respeito à diversidade.


Terapia Ocupacional no Domicílio

  Terapia Ocupacional é uma profissão da área de saúde que utiliza atividades como instrumento terapêutico. Atividades estas que englobam a auto-manutenção (alimentação,higiene, vestuário, locomoção), produtividade (trabalho, desenvolvimento de habilidades) e lazer.

  Atuamos nos problemas que interferem no desempenho funcional ou adaptativo em pessoas cujas atividades estão prejudicadas por doenças, incapacidades físicas, problemas emocionais, incapacidades congênitas ou pelo processo de envelhecimento. Portanto, nosso objetivo é intervir no processo saúde-doença do indivíduo, quanto na sua família e no seu ambiente, visando sempre à independencia, autonomia e melhoria da qualidade de vida. E ainda, capacitar a pessoa a alcançar desempenho funcional e adaptativo, previnindo comprometimentos.

  Assim no âmbito domiciliar iremos considerar:
   •O meio ambiente ao qual o paciente pertence;
   •O que ele é incapaz de fazer;
   •O que faz com dificuldades;
   •A razão dos problemas, capacidades e dificuldades;
   •Possíveis soluções;
   •Os objetivos (meta a ser alcansada através da atividade);
   •Seqüência (continuidade de cada etapa);

  Quanto à intervenção, nosso olhar será voltado a:
   •Ambiente (mobiliário, cama, cadeira de rodas, colchões);
   •Locomoção (estimulação quanto a movimentação ativa e pasiva, posição sentada, pés roupas);
   •AVD's (utensílios para alimentação, altura de mesas, utensílios para higiene);
   •Orientação para o cuidador;

  Portanto, a abordagem do terapeuta ocupacional e atuar com o paciente e cuidadores a fim de desenvolver condições funcionais para a realização das AVD’s e de lazer com adaptações ou no de acordo com as limitações Sensoriais físicas e cognitivas existentes e das expectativas dos envolvidos.

  Consiste.na manutenção do bem estar físico, emocional e cognitivo do paciente que necessita de cuidados intensivos a domicilio. Para os familiares e cuidadores o atendimento / acompanhamento domiciliar oferece orientação e reorganização da estrutura doméstica de acordo com as necessidades dos indivíduos envolvidos.

  Concluindo, dentro dos nossos objetivos podemos citar:
   •Conscientizar e orientar cuidadores quanto a situação atual do paciente e perspectivas futuros, respeitando as     necessidades e desejos do paciente;
   •Adaptação física do paciente e a sua realidade pessoal e social;
   •Valorização de hábitos p/ a busca de solução de problemas;
   •Organização da rotina, com busca de novos interesses e recursos internos e externos;
   •Orientar, habilitar e adaptar paciente e seu meio para que realize as AVD’s, atividades de lazer etc.

Atendimentos de Terapia Ocupacional

  Após visitas realizadas pela terapeuta ocupacional no domicilio de duas pacientes foi possivel identificar as reais necessidades das mesmas para um bom desempenho de algumas atividades diárias.

Paciente 1:
  Problema identificado: Paciente utiliza andador para locomoção, portanto durante o banho não era possível o uso do mesmo. Para tanto, a paciente se segurava no vitrô do banheiro ou seja sem nenhuma segurança para tomar o banho. Além disso, devido sua instabilidade, o piso também causava insegurança e riscos de escorregar.
lntervenção da Terapia Ocupacional:
  Instalação de barras de apoio nas paredes de acesso ao Box do banheiro e no seu interior e utilização de tapetes antiderrapantes no piso.

Paciente 2:
  Problema Identificado: Paciente permanece o dia todo no hall de entrada da casa, sentada em sua cadeira de rodas. Para realizar a distribuição de peso e alivio da pressão no quadril, deveria levantar-se para que isto acontecesse,   mas não tem nenhum apoio para tal.
Intervenção da Terapia Ocupacional:
  Instalação de barra de apoio em uma das paredes do hall de entrada para que a paciente segure e se sustente em pé, sem auxilio de outra pessoa.

Estes são alguns exemplos de atendimento de terapia ocupacional que fizemos a alguns de nossos pacientes entre inúmeros outros.